sexta-feira, 14 de dezembro de 2007



Leite materno deixa-nos mais intelegentes



Li numa revista que dois artigos poblicados por uma revista norte-americana, defendem a existencia de um gene que pode explicar porque é que as crianças amamentadas ao peito têm um QI mais elevado do que as alimentadas a biberão. Uma equipa do Reino Unido e outra da nova Zelandia, que estudaram 3000 pessoas, descobriram que quem tem uma determinada variante do gene FADS2 e bebeu leite materno em bebé tem, em média, mais stet pontos na escala do QI.





Eu quando li esta noticia pensei que fosse o leite materno em si que aumentasse o QI dos bebés, mas quando continuei a minha leitura percebi, que não era só o leite em si que aumentava o QI, mas sim o leite materno associado a um gene específico. Esta descoberta realsa a importancia de se amamentar os recennascidos com leite materno pois, aumentalhe as defesas e também lhe pode aumentar o QI.




terça-feira, 6 de novembro de 2007

Pílula genética

Cientistas americanos anuciaram que estão desenvolvendo um novo tipo de pílula , designada por pílula genética, que não provoca em tese os efeitos colaterais que os contraceptivos utlizados hoje em dia.
A técnica, chamada Interferência no RNA, consiste em bloquear o funcionamento de um gene importante para a fertilização do óvulo. Durante as suas pesquisas cientistas americanos identificaram o gene-ZP3-que torna activo no óvulo durante a releçaõ sexual momentos antes de ele ser fecundado.O ZP3 produz uma protaína que possibilita o espermatozoide aderir as paredes do óvulo. Sem essa protaína os espermatozoídes não têm como entrar.

Este metodo foi testado com sucesso em ratos, mas para humanos vai demorar dez anos a ser criado.


FONTE :http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=113545


Acho muito importante a criação desta pílula pois não possui uma descarga de hormonas, não diminuindo a fertilidade da mulher. Pena é demorar tanto tempo a ser desenvolvida para seres humanos.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Metodos contaceptivos

Ao pesquisar na internet, deparei-me com a existencia de um metodo contraceptivo que desconhecia, designado por Pílula vaginal.

Esta pílula é usada por via vaginal e é recomendada para mulheres que enjoam com a pílula oral.

Achei que era uma informação que devia partilhar.


Acho que as mulheres devem sim ter esta alternativa, caso sejam alerjicas a pílula oral, ou não queiram usar outro tipo de metodo contraceptivo. Esta pílula deve ser muito pouco utilizada, pois a sua facilidade de utilização deve ser baixa.